Casa Escobar / Luciano Kruk

Casa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimCasa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Interiores, Escada, ConcretoCasa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, MadeiraCasa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimCasa Escobar / Luciano Kruk - Mais Imagens+ 31

Belén de Escobar, Argentina
  • Projeto: Luciano Kruk
  • Coordenação De Projeto: Belén Ferrand
  • Colaboradores: Ekaterina Künzel, Josefina Perez Silva, Christian Studer, Andrés Conde Blanco
  • Cidade: Belén de Escobar
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Daniela Mac Adden

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Escobar está localizada no bairro fechado Haras Santa María de Escobar, situado no corredor norte, a 54 km do centro da cidade de Buenos Aires.

O bairro, com lotes amplos, se organiza ao redor de um campo de golfe. O terreno da Casa Escobar se caracteriza por sua topografia planta e sua vista posterior privilegiada do campo e um vasto espaço verde com orientação norte.

Casa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Exterior, Fachada
© Daniela Mac Adden
Casa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Exterior, Jardim
© Daniela Mac Adden

O cliente, um casal jovem, nos solicitou uma casa de final de semana que, em um curto prazo de tempo, se transformaria em sua residência permanente.

O protagonismo da casa deveria ser ocupado pela área social, com uma altura interna maior em relação aos demais ambientes e elevada do nível do terreno natural, com a intenção de obter vistas hierarquizadas acima do entorno.

Casa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Exterior, Concreto
© Daniela Mac Adden

O programa deveria contemplar uma suíte principal e dois dormitórios secundários para seus futuros filhos, que também fariam uso de uma sala de jogos, a qual deveria ser o mais distanciada possível da área social.

Eles nos pediram para que as salas de estar e jantar se abrissem para uma extensão semi-coberta em contato direto com a piscina. A casa deveria se abrir ao verde e contar com espaços destinados a sua contemplação.

Casa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Interiores, Cozinha, Vidro
© Daniela Mac Adden
Casa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Exterior, Concreto
© Daniela Mac Adden

Propusemos uma casa de concreto aparente e vidro, materialidade que não demanda muita manutenção.

Procuramos gerar uma arquitetura de síntese em relação à organização dos ambientes e unidade em relação à morfologia total.

Casa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Exterior, Escada, Concreto
© Daniela Mac Adden

Decidimos organizar o projeto a partir da cota principal - a de acesso e uso social . dispondo os demais cômodos em meios-níveis a partir dela. Esta articulação permitiu conectar fluidamente os ambientes entre si, e, ao mesmo tempo, conferir independência a cada um.

Casa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Interiores, Concreto
© Daniela Mac Adden
Casa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Interiores
© Daniela Mac Adden

Um corredor de circulação e serviços foi construído na parte frontal da casa, dando maior privacidade em relação à rua aos ambientes mais nobres, orientando-os em sentido oposto, em direção ao fundo do lote. Esse corredor - praticamente cego para o exterior - se abre por meio de fendas longitudinais. Enquanto a frente é majoritariamente fechada, a parte posterior se vincula de forma fluida com o exterior através de uma superfície de fechamento completamente transparente.

O sistema portante se organiza a partir de uma combinação de duas vigas invertidas paralelas que correm ao longo de toda a casa.

Casa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Madeira
© Daniela Mac Adden

Com a intenção de enfatizar visualmente a horizontalidade do volume, essas vigas foram recuadas dos planos de fechamento, tanto na frente quanto na parte de trás da casa. Estas duas linhas estruturais foram dispostas de acordo com a organização espacial interna, organizando o corredor de serviço frontal, os espaços de uso, e o deck semi-coberto posterior.

Por outro lado, houve uma intenção de demarcar as vistas em quadros de marcada horizontalidade, para direciona-las ao verde exterior e ao campo de golfe dispostos na parte de trás. A mesma intenção nos conduziu a projetar fileiras de árvores sobre as linhas divisórias laterais do lote que, por sua vez, dão privacidade em relação aos vizinhos.

Casa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Daniela Mac Adden

A piscina, incorporada na extensão do terraço da casa por demanda do cliente, foi pensada a partir de sua configuração enquanto um platô retangular com três laterais em balanço para ocultar a profundidade do recipiente e gerar um espelho flutuante tanto na vista externa para a casa, quanto do interior da mesma, onde se observa o reflexo do céu na superfície de água como arremate visual do plano do piso do terraço.

Conseguimos criar um volume compacto com um envoltório sóbrio dentro do qual as diferentes alturas, efeitos de luz natural e limites de cada ambiente produziriam condições espaciais muito diversas. O nosso objetivo era conceber uma casa acolhedora através de linhas simples e espaços livres, de artifícios que estabelecessem um estreito diálogo com o seu ambiente natural.

Casa Escobar / Luciano Kruk - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Daniela Mac Adden

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Escobar / Luciano Kruk" [Casa Escobar / Luciano Kruk] 26 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938133/casa-escobar-luciano-kruk> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.